Na Contramão Dos Impactos Ambientais, Empresas Apostam Em Green Tech Para Transformação Sustentável Nos Negócios

Segundo especialista em tecnologia, organizações brasileiras apostam em iniciativas para soluções internas e externas

Urgente e de impacto mundial, a preocupação com a aceleração significativa das mudanças climáticas há muito deixou as florestas e atingiu os principais pólos urbanos. Em atuação combativa à degradação ambiental, marcas iniciaram a mobilização intitulada Green Tech, conjunto de práticas com o objetivo de promover sustentabilidade, reduzir a pegada de carbono empresarial e tentar conter a escassez de recursos naturais. 

 

"Percebemos um movimento das empresas de integrar energias renováveis e tecnologia verde em projetos de infraestrutura para construir ambientes mais ecológicos. Além disso, entendendo que há um papel de ultrapassar as paredes do escritório, há um olhar para a sociedade, proporcionando plataformas para educar e conscientizar sobre melhores práticas", explica Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital. 

 

Além do desenvolvimento soluções Green Tech com potencial de revolucionar a maneira com a qual empresas de todos os portes operam e impactam a natureza, pequenas mudanças no dia a dia também fazem a diferença.  Um exemplo é por meio da implementação de sistemas de iluminação LED e dispositivos de economia. Os sensores e sistemas de automação também podem otimizar o uso de eletricidade e reduzir custos.

 

O uso do papel também pode ser menor. Como é um recurso é finito, a atenção em não desperdiçar com processos sem necessidade é importante. As assinaturas eletrônicas e a migração para a nuvem, neste sentido, mostram-se excelentes maneiras de diminuir o consumo. 

 

A adoção de tecnologias de reciclagem e tratamento de resíduos também são fundamentais para diminuir significativamente o impacto ambiental da empresa.

 

Para Gallafrio,  a tecnologia verde não apenas impulsiona negócios, mas também pode ser uma força positiva para o planeta. “O compromisso com a Green Tech é uma extensão natural da busca de organizações por excelência e inovação. Há empenho em criar soluções que atendam às necessidades de parceiros e promovam a sustentabilidade e a preservação ambiental. A aplicação de IA está permitindo previsões mais precisas e eficazes na gestão de recursos, permitindo economias significativas de energia. Já nossos softwares otimizam processos e reduzem o consumo de recursos, ajudando as empresas a serem mais eficientes e a mitigar sua pegada ambiental“, conta o executivo. 

 

Por fim, Vinícius enfatiza que a jornada da Green Tech tem espaço para todas as empresas, independente de estrutura. “É preciso integrar esse propósito e abraçar a oportunidade de liderar a transformação sustentável. Aliando inovação tecnológica à responsabilidade socioambiental, criaremos um impacto permanente, não apenas nos resultados financeiros, mas também no mundo em que vivemos”.

 




Autores
Noelle Nevez

Retirado: Press Manager


Postar um comentário

0 Comentários